sábado, 25 de setembro de 2010

4. COLONIZAÇAO PORTUGUESA NOS PAÍSES DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA: ANGOLA, CABO-VERDE E GUINÉ-BISSAU

Os períodos coloniais sob regime português e sob comando do ditador António Salazar além de ter causado a morte de mais de três milhões de pessoas, também se utilizou de outras estratégias criminosas como o processo civilizatório para extração de riquezas das suas colônias por meio de tributação e trabalho forçado e outras formas de violências causadas pelo regime colonial. Outras marcas profundas do referido regime, ainda se encontram enraizadas no seio do povo africano e em particular angolano. Dentre as marcas se destacam a discriminação racial e cultural, desconfiança entre povos e comportamentos ultra-regionalistas, e o privilégio para uma minoria da população elitizada.

Todas estas marcas já referidas são resultado da estratégia do colono português no sentido de desestabilizar o país e ao mesmo tempo ter um controlo total e prolongado. As colônias portuguesas foram as que menos se “desenvolveram” se comparada as outras colônias européias no continente africano. O referido atraso é justificado pela fraca industrialização de Portugal em relação aos outros países como Inglaterra, França, Bélgica, Alemanha, e Itália. Sabe-se que com a morte do ditador Salazar, Portugal foi o primeiro império colonizador e também o último a abandonar os territórios e reconhecer as respectivas independências, tanto é que enquanto outras colônias africanas como Gana em 1957, Sudão e República da Guiné tiveram independência nos anos 50 até 60, as colônias portuguesas como Angola, Moçambique e Guiné-Bissau, se tornaram independentes apenas nos anos de 1973 a 1975.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço busca ser um lugar de interação com contribuições em temas relacionados às Culturas Afroameríndias, suas diversas manifestações e contextos. Nos campos de exposição, apresento em forma de reflexões alguns textos sociais, históricos, políticos, teológico-religiosos e educativos. Também o universo das artes e literaturas são outras referências, leituras e aprofundamentos, conforme este processo de interlocução dialógica em construção.
Agradeço-lhe pelo interesse em reconhecimento e atenção ao nosso trabalho!

Atenciosamente,
Reinaldo.

Acesso pelo TWITTER

Acesso pelo TWITTER
Clique sobre a imagem!