sábado, 25 de setembro de 2010

Considerações

Os movimentos de libertação nacional e os líderes que conduziram o processo de luta tinham consciência de que a independência política era o primeiro passo na construção de um novo Estado – livre de dominação imperialista – o caminho para alcançar a independência econômica. Mas reconheceram desde início que a autonomia econômica era uma tarefa árdua que demandava além da capacidade humana um elevado desenvolvimento tecnológico, por isso, consideraram que o processo de desenvolvimento era mais complexo do que o da conquista da independência política.

Apesar dos países do continente africano terem conseguido suas respectivas independências políticas, encontram-se ainda dependentes econômica e tecnologicamente das grandes potências mundiais, devido ao jogo desigual da ordem internacional e das políticas neoliberais que em nome da ideologia progressista exploram as economias frágeis, como são nos casos da África, Ásia e América Latina.

O cenário sócio-político apresentado ao longo do presente artigo, propicia várias indagações relacionadas ao futuro rumo do continente negro africano. Dentre elas destaca-se o seguinte: Quais ações devem ser tomadas para independência econômica e desenvolvimento dos países africanos? Será que a solução deve ser a luta por uma sociedade sem classes, apregoado por Marx, ou procurar alternativas fora do socialismo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço busca ser um lugar de interação com contribuições em temas relacionados às Culturas Afroameríndias, suas diversas manifestações e contextos. Nos campos de exposição, apresento em forma de reflexões alguns textos sociais, históricos, políticos, teológico-religiosos e educativos. Também o universo das artes e literaturas são outras referências, leituras e aprofundamentos, conforme este processo de interlocução dialógica em construção.
Agradeço-lhe pelo interesse em reconhecimento e atenção ao nosso trabalho!

Atenciosamente,
Reinaldo.

Acesso pelo TWITTER

Acesso pelo TWITTER
Clique sobre a imagem!