terça-feira, 14 de setembro de 2010

FUNCIONALIDADE DA DEMOCRACIA - no Brasil


Por um movimento em prol de uma "reforma no sistema prisional"

Há quem diga ser isso Justiça - em pormenores cabe analisar na perspectiva dos direitos humanos.

Há também quem diga "não haver outra forma" - e há quem condene os que já foram condenados... mesmo por delitos mais leves, a pagar pelos piores castigos.. há quem pague, estando preso, por crimes que não cometeu... há quem já cumpriu pena e continua pagando... e, enfim: há quem não tem o direito de recomeçar a vida, após "manchado pela cadeia".

Quem está certo? O que julga nossa consciência?

Destaco uma interessante reflexão, que serve para analisar em outra perspectiva sobre a democracia abalada e comprometida. Afinal, quem compromete mais a paz social: os pobres, ou os "engravatados"?

Declarou o Ministro do STF, Joaquim Barbosa:


"Não aceito essa exclusão sociológica. Ela não tem base no Código Penal. A prática de formação de quadrilha por pesso
as que usam terno e gravata traz um desassossego que é ainda maior dos que consagram a prática dos crimes de sangue", disse Barbosa.

"Um finge que está emprestando dinheiro para quem não tem a menor condição de fazer empréstimo e a entidade que toma o dinheiro se vale de mecanismos mais ousados para usar esse dinheiro para a prática de um crime que abala sem dúvida a ordem social, porque abala as bases do sistema democrático. Constituir maioria no Congresso à base de dinheiro? Onde isso não abala a paz social?", questionou.

Ele completou: "É só o indivíduo que mora no morro e sai atirando é que abala a sociedade, a tomada de nossas instituições políticas não abala? É preciso que haja crime de sangue para que a paz seja abalada?", completou.

Um comentário:

Este espaço busca ser um lugar de interação com contribuições em temas relacionados às Culturas Afroameríndias, suas diversas manifestações e contextos. Nos campos de exposição, apresento em forma de reflexões alguns textos sociais, históricos, políticos, teológico-religiosos e educativos. Também o universo das artes e literaturas são outras referências, leituras e aprofundamentos, conforme este processo de interlocução dialógica em construção.
Agradeço-lhe pelo interesse em reconhecimento e atenção ao nosso trabalho!

Atenciosamente,
Reinaldo.

Acesso pelo TWITTER

Acesso pelo TWITTER
Clique sobre a imagem!