sábado, 25 de setembro de 2010

A INFLUÊNCIA SOCIALISTA NO MOVIMENTO DE LIBERTAÇÃO NACIONAL DOS PAÍSES DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA: CASO DE ANGOLA, GUINÉ-BISSAU E CABO VERDE

O presente trabalho-pesquisa foi apresentado(a) na Quinta Edição das Jornadas Bolivarianas - IELA/UFSC), sob o tema de "O Socialismo na América Latina" pelos seguintes autores:


Joel Aló Fernandes
(Guiné Bissau - Doutorando - Direito UFSC)

Marcos Rogério dos Santos
(Brasil - Acadêmico - Ciências Sociais UFSC)

Reinaldo João de Oliveira
(Brasil - Mestre - Teologia PUCRS)

Tiago Bassika Nzovo
(Angola - Mestrando - Geografia UDESC)


Resumo:

Os movimentos de libertação nacional que emergiram na ex-colônia portuguesa, desempenharam um papel fundamental na conscientização do povo para a sua autonomia política depois de cinco séculos de colonização. Fortemente influenciados pelos ideais socialistas, esses movimentos valorizavam a participação dos camponeses, classe discriminada e explorada em todo o processo de luta pela autodeterminação. Nesta vertente aparecem cinco momentos que ajudam a contextualizar a presença imperialista e a influência do socialismo nos movimentos de libertação nacional que lutaram arduamente para libertar os seus povos do jugo colonial, nomeadamente: O período do imperialismo, a Colonização, a Casa do Império e a influência do socialismo e os Movimentos de Libertação.

Palavras-chave: Movimentos de libertação, Colonização, Imperialismo, Independência Política e Econômica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço busca ser um lugar de interação com contribuições em temas relacionados às Culturas Afroameríndias, suas diversas manifestações e contextos. Nos campos de exposição, apresento em forma de reflexões alguns textos sociais, históricos, políticos, teológico-religiosos e educativos. Também o universo das artes e literaturas são outras referências, leituras e aprofundamentos, conforme este processo de interlocução dialógica em construção.
Agradeço-lhe pelo interesse em reconhecimento e atenção ao nosso trabalho!

Atenciosamente,
Reinaldo.

Acesso pelo TWITTER

Acesso pelo TWITTER
Clique sobre a imagem!