Resumo do que tratamos a seguir
A valorização da cultura afro-brasileira e da cultura Indígena, como afirmação das suas reflexões com enfoque teológico.
O mundo cada vez mais plural, mas também carente de ‘sentidos’ para a “situação” destes povos.
O “fazer teológico” em perspectivas ainda não tão no “terreno” das construções ocidentais - no diálogo entre os mundos (oficialidade e não-oficialidade).
Os meta-relatos - perpassando a valorização dos povos e culturas afro e indígenas em nosso continente latino-americano.
Ações em perspectiva teológica e pastoral para afirmação de identidade religiosa e cultural afro-brasileira, integrada à realidade no que acontece no campo da fé.
Começamos interagir neste campo de estudos, retratando um tema relacionado ao das "origens", ou da "Genealogia" - que é tão fundante para todas as reflexões teológicas e religiosas. Em particular no Cristianismo, este tema evoca grandes questões desde o Gênesis, passando por todos os livros do "Primeiro Testamento", os Evangelhos e Cartas Apostólicas, até o Apocalipse.
Palavras-Chave: Experiências Religiosas, Religiões de Ascendência Africana, Teologia Afro-americana e Afirmação de Identidade Religiosa e Cultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este espaço busca ser um lugar de interação com contribuições em temas relacionados às Culturas Afroameríndias, suas diversas manifestações e contextos. Nos campos de exposição, apresento em forma de reflexões alguns textos sociais, históricos, políticos, teológico-religiosos e educativos. Também o universo das artes e literaturas são outras referências, leituras e aprofundamentos, conforme este processo de interlocução dialógica em construção.
Agradeço-lhe pelo interesse em reconhecimento e atenção ao nosso trabalho!
Atenciosamente,
Reinaldo.