terça-feira, 24 de agosto de 2010

TEOLOGIA LATINO-AMERICANA

Afroameríndia - símbolos e significados: as experiências dos indígenas e dos afro-americanos

Por: Reinaldo João de Oliveira


Introdução

O fato da procura por valorização da Cultura afro-brasileira e da Indígena, bem como das suas reflexões com enfoque teológico, dá-se devido a importância para entender o processo pelo qual estamos envolvidos hoje num mundo cada vez mais plural e ressaltadamente carente do sentido e do significado.

Podemos afirmar que a Teologia Índia, como vertente teológica própria da América Latina, é uma realidade nova, mas também em certo aspecto muito antiga. Considerada enquanto sabedoria religiosa dos povos índios originários da América Latina, existe desde que existe o homem e a mulher deste continente. E se tem desenvolvido de acordo com os desafios da vida de nossos povos antes, durante e depois das invasões ocidentais nestas terras.

A teologia índia, como tal, que articula a reflexão de fé dos índios de hoje, é para nós um fenômeno que aparece no pós-concílio, a partir da realidade da religiosidade popular indígena e mestiça, como lugares privilegiados em que a teologia índia se tem reproduzido. O primeiro encontro latino-americano de teologia índia se deu em 1989-1991 no México.

Sobre a questão do significado, buscaremos em uma obra que caracteriza bem sua época, onde e quando se propunham um certo “debate” ou discurso sobre a libertação dos escravos, anterior a abolição da Escravatura no Brasil, isso para tentar entender melhor sobre a relevância do(s) discurso(s) sobre a Teologia Afro-latinoamericana.

Necessariamente passamos pelos aspectos históricos e sociais que trouxeram-nos a abordagem sobre as realidades destes povos neste ponto da reflexão, por isso queremos nos aproximar desde dentro para sentir com eles, para podermos fazer partindo deles a experiência de resistência e de libertação Sócio-histórico-teológico. Logo, teremos que nos remeter a vários autores do nosso contexto, brasileiro-latinoamericano e caribenho, que tomaram como tarefa teológica, refletir e dialogar com as culturas autóctones e trazidas desde o continente Africano. Deste modo, queremos tratar sobre este tema supracitado, com nossos acréscimos, considerando os seguintes pontos, concluindo com propostas teológicas e pastorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço busca ser um lugar de interação com contribuições em temas relacionados às Culturas Afroameríndias, suas diversas manifestações e contextos. Nos campos de exposição, apresento em forma de reflexões alguns textos sociais, históricos, políticos, teológico-religiosos e educativos. Também o universo das artes e literaturas são outras referências, leituras e aprofundamentos, conforme este processo de interlocução dialógica em construção.
Agradeço-lhe pelo interesse em reconhecimento e atenção ao nosso trabalho!

Atenciosamente,
Reinaldo.

Acesso pelo TWITTER

Acesso pelo TWITTER
Clique sobre a imagem!