segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Um exemplo é o Movimento Rastafari





     O Rastafári é um movimento religioso de Origem Africana que proclama Hailê Selassiê I, imperador da Etiópia, como a representação terrena de Jah (Deus). O termo Rastafári tem sua origem em Ras ("príncipe" ou "cabeça") Tafari ("da paz").
     Iniciado por uma interpretação da profecia bíblica em parte baseada pelo status de Selassiê como o único monarca africano de um país totalmente independente e seus títulos de Rei dos Reis, Senhor dos Senhores e Leão Conquistador da Tribo de Judah, que foram dados pela Igreja Ortodoxa Etíope.
     O movimento se concretizou na Jamaica entre a classe trabalhadora e camponeses negros traficados de seu continente natal, em meados da década de 20.
     Alguns historiadores, afirmam que o movimento surgiu, e teve posteriormente adesão, por conta da exploração que sofria o povo jamaicano, o que favorece o surgimento de idéias religiosas como protesto-social. O movimento teve como publicista religioso e organizador jamaicano Marcus Garvey (considerado um profeta), o qual ajudou a inspirar a imagem de um novo mundo com sua visão política e cultural que beneficiacem o povo sofrido.
     Outro [ponto] importante é a identificação com as cores verde, amarelo e vermelho, representantativas da bandeira da Etiópia. Elas são símbolos do movimento rastafári, e da lealdade dos rastas a Hailê Selassiê, à Etiópia e a África acima de qualquer outra nação moderna onde eles possivelmente vivem. Estas cores são freqüentemente vistas em roupas e decorações:
 O Vermelho representa o sangue dos mártires,
O Verde representa a vegetação da África,
O Amarelo representa a riqueza e a prosperidade do continente africano.
O Preto foi incluso após a morte de Imperador Hailê Selassiê I, e representa o luto.


     O Movimento Rastafári se espalhou muito pelo mundo, principalmente por causa da imigração (geralmente forçada) e do interesse gerado pelo ritmo do reggae, e um dos maiores "divulgadores" o cantor, compositor e guitarrista Robert Nesta Marley. Este, mais conhecido como Bob Marley, aderiu ao mesmo Movimento com profundas convicções políticas e religiosas - retratadas em curto período de vida, em suas clássicas letras, estilo e musicalidade. *
___________

Acesso: 20/12/2010


* Com acréscimos, complementações (e correções), ao texto original.

2 comentários:

Este espaço busca ser um lugar de interação com contribuições em temas relacionados às Culturas Afroameríndias, suas diversas manifestações e contextos. Nos campos de exposição, apresento em forma de reflexões alguns textos sociais, históricos, políticos, teológico-religiosos e educativos. Também o universo das artes e literaturas são outras referências, leituras e aprofundamentos, conforme este processo de interlocução dialógica em construção.
Agradeço-lhe pelo interesse em reconhecimento e atenção ao nosso trabalho!

Atenciosamente,
Reinaldo.

Acesso pelo TWITTER

Acesso pelo TWITTER
Clique sobre a imagem!